sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Cenas do OFICENA - 05.

A história do teatro de Cabo Frio já não pode mais ser contada sem levar em conta o OFICENA - curso livre de teatro, do teatro municipal Inah de Azevedo Mureb. Uma história marcante que começou com o surgimento do teatro, a 20 anos atras e que, depois de ganhar um nome, seguiu adiante. E é neste contexto que, nos dias 09 e 10 de setembro, sábado e domingo, próximos, fará sua quinta mostra de cenas curtas, no Charitas - Casa de Cultura José de Dome, no centro da cidade. 

Diretores e atores alunos se preparam para o "Cenas do OFICENA 05". Uma explosão de cenas e pesquisas teatrais.
Ao longo dos últimos 5 anos, foram mais de 70 peças de teatro escritas e dirigidas pelos estudantes do curso. Textos que surgiram no NUDRA - Núcleo Livre de Dramaturgia; e que ganharam autonomia, guiados pelo talento dos adolescentes e jovens do curso. Desta vez, incorporou-se, de forma mais técnica, o trabalho do diretor teatral como parte do desenvolvimento e da produção de conhecimentos e experiências, com isto, cada diretor investiu na sua própria pesquisa e construiu sua cena em total liberdade com seu elenco, cabendo ao corpo docente, apenas orientar e mediar conflitos.
Já foram inúmeros os professores que passaram pelo OFICENA, e tualmente, o curso conta com os Professores: Italo Luiz Moreira, Jiddu Saldanha, Nathally Amariá e Bruno Buzacchi; todos empenhados em construir uma pedagogia que valorize, principalmente, a livre iniciativa do aprendiz que, num certo sentido, é também um produtor de conhecimento, na medida em que seu próprio modo de ver e fazer é respeitado.
O Cenas do OFICENA 05, traz uma diversidade e envolve alunos veteranos e novos, tanto das turmas de adolescentes à tarde como das turmas acima de 18 anos, à noite. Venha conhecer e viver esta momento único, do teatro, em nossa cidade. Seja bem vindo, o CENAS DO OFICENA 05 te aguarda.

SERVIÇO:
Cenas do Oficena - 05
Data: 09 e 10 de Setembro
Hora: 20h.
Local: Charitas - Casa de Cultura José de Dome .
Classificação etária: Livre
Entrada franca

CONFIRA AS CENAS E AS SINOPSES DE CADA TRABALHO.


A Estranha Noite de Kaleb
Direção: Jean Monteiro
Dramaturgia: Caio Danarim
Elenco: Anderson Souza, Luis Fernando, Sara Silvestre e Yuri Quintanilha
Classificação: Livre
Sinopse: Kaleb esta dormindo ,quando um pirata aparece no seu quarto á procura de algo muito importante. Depois de muita confusão, Kaleb desconfia que isso seja algo de sua cabeça e tenta fazer com que eles sumam de qualquer jeito. Fazendo essa noite ser uma das mais estranhas.

Não Me Deixe Sozinho
Direção: Gabriela Quintanilha e Matheus Dcastro
Dramaturgia: Gabriela Quintanilha e Matheus Luan
Elenco: Matheus Luan e Yasmin Quintanilha
Classificação: 12 anos
Sinopse: Marina é uma mãe solteira deixada de lado pro seu ex marido, e sofre ao ser desprezada pelo seu único filho, Joaquim. Marina já está cansada de tudo o que está passando e resolve da um ponto final nisso tudo.

Sob os Lençóis da Conformação
Direção: Danilo Tavares
Dramaturgia: Celso Guimarães
Elenco: Carlos Antonio Oliveira, Danilo Tavares, Julia Marques e Letícia Ferreira
Classificação: 14 anos
Sinopse: Em um escritório qualquer 4 pessoas escravizadas pelo sistema desabafam sobre a realidade psicológica e política atual da humanidade.

A Moradia
Direção: Caio Danarim, Jean Monteiro e Jean Monteiro
Dramaturgia: Jean Monteiro
Elenco: Douglas Morais, Miguel Rangel e Geovana Barros
Classicação: Livre
Sinopse: Jr precisa de um lugar para morar então pedi ajuda a seu amigo Jonh para ajudá-lo a alugar um apartamento...

A Perola de Jane
Direção: Pedro Carvalho
Dramaturgia: Letícia Ferreira
Elenco: Alan José, Jully Braga, Nadir Pires e Pérola Hatake
Classificação: 14 anos
Sinopse: Jane, uma adolescente que encontrou uma curiosidade sobre ela mesma. Sua dúvida é, o que fazer agora? A cena se passa em um cômodo da casa, os narradores dão início a história e são o reflexo do pensamento de Jane, eles se questionam sobre o que fazer com essa nova curiosidade de Jane.

A Visita
Direção: Matheus Dcastro
Dramaturgia: Jean Monteiro
Elenco: Joás Teodora e Marcos Souza
Classificação: 16 anos
Sinopse: Depois de alguns anos, Judite volta pra sua cidade natal pra rever sua grande amiga, Lupita. As duas vão relembrar suas histórias de criança, mocinha e seus amores.

Vertigem
Direção: Mario Sales
Dramaturgia: Danilo Tavares
Elenco: Átila Jorge, Ricardo Schmith, Vitor Pires e Wallace Matheus
Classificação: 14 anos
Sinopse: Pós assassinato de sua mulher e filhos, Arthur se perde no limbo em busca da saída.

Chá pra Depois
Direção: Jean Monteiro
Dramaturgia: Jean Monteiro
Elenco: Julliana Aguiar, Pedro Vitor, Stefanny Pinheiro e Yaila Rosa
Classificação: Livre
Sinopse:
 Cláudia descobre que Ricardo tem uma amante,não aguentando a traição, liga para sua amiga Norma, para juntas resolverem esse problema.

Sem Voz
Direção e Dramaturgia: Coletiva
Elenco: Bianca Santos, Henrique de Bragança, Hubert Gigot, Igor Quintanilha, Kaylane Janes, Kaylane Rodrigues, Letícia Muzer, Lucas Cedro e Maria Gabriela.
Classificação: 14 anos
Sinopse: Nanda aos 17 anos descobre sua orientação sexual e não é aceita pela família e pelos amigos; a  história se passa no ambiente escolar, rejeitada por todos a sua volta ela decide dar um fim nisso.

Sobre Cigarros e Ela
Direção: Jorge Rodrigues
Dramaturgia: Raphael Araújo
Elenco: Danilo Tavares, Guido Spilare, Israel Meira, Julia Gonzalez e Rebeca Lelis.
Classificação: 14 anos
Sinopse: Dois amigos conversam sobre um amor do passado. Um deles é um professor universitário, viúvo e pai de uma menina doze anos. O outro é um grande amigo, machista e escroto. Em meio a cigarros, bebidas e devaneios o professor tenta demonstrar que não quer retornar ao amor do passado porque ele não deseja isso.

O Fantasma da  Morte
Direção: Celso Guimarães
Dramaturgia: Lucas Soeiro
Elenco: Caio Danarim, Eduardo Garcês, Lucas Soeiro, Rubenig Rodrigues e Tamires Borges.
Classificação: 14 anos
Sinopse: O espetáculo conta a história de dois irmãos que devido uma aposta vão parar em um cemitério. Lá eles descobrem quanto o sobrenatural pode ser real. O espetáculo é uma comédia, afinal, a comédia é a tragédia do outro. É um espetáculo divertido e para toda a família, onde se experimenta o ator como ferramenta da história que ele quer contar.


Todos Silêncio Tem um Nome
Direção: Dandara Melo
Dramaturgia: Tamires Borges
Elenco: Ilana Agnes, Karla Batista, Nadir Pires e Schirlley Maia.
Classificação: 14 anos
Sinopse: Marta é uma mulher que passa a vida inteira guardando as coisas para si mesma, simboliza a mulher brasileira que sofre com a repressão da sociedade, ausência de voz, onde ter liberdade de escolha de fazer o que quer e ser senhora de si mesma é um ato revolucionário.
O problema é quando se perde a força da esperança na vida. Todo Silêncio Tem Um Nome é um grito reflexivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário