quarta-feira, 9 de maio de 2018

Novos textos chegando! NUDRA 2018.

Roda de escrita e de conversa.
Núcleo Livre de Dramaturgia - NUDRA, desde 2013.

Depois de sua fundação logo no início de 2013, o NUDRA - Núcleo Livre de Dramaturgia, já "jogou" diversos escritores pro mundo. Um bom exemplo é a jovem Larissa Gomes, que, hoje, escritora com 09 livros publicados e um contrato com a CONSTELAÇÃO EDITORIAL para publicação do seu livro EMERALD. A jovem de apenas 20 anos de idade, começou a escrever no NUDRA quando tinha seus 14 anos e era destaque nas rodas de leitura, tendo encenado algumas peças de sua autoria nas cenas curtas do curso.
Outro destaque é Jean Monteiro, cujas peças já ganharam festivais e foram montadas em todas as atividades de cenas curtas promovidas na ecologia artística do Teatro Municipal de Cabo Frio. Depois chegou Matheus D'Castro, com obras que se tornaram premiadas em festivais e voaram por diversos eventos como Clube do Teatro, Festival Estudantil, Festival do SATED entre outros.

Escrita coletiva e produção de memória, preparando o caminho para uma
escrita cênica.
Tamires Borges, além de ter criado seu site e hoje fazer da literatura um meio de comunicação através das redes sociais, teve textos consagrados nas mostras do OFICENA, festival do SATED, Clube do Teatro e FestSolos. E este ano, ajudou a inaugurar uma nova fase do Núcleo de Dramaturgia, adquirindo o direito de continuar e, dessa vez, de forma independente do curso de teatro, trazendo sua linguagem cênica como forma de se expressar e produzir sua literatura que já está fixando muitos leitores em Cabo Frio e Rio de Janeiro.
Quando a memória se destaca, as histórias começam a acontecer e a gente
nem percebe que está produzindo muito. Dramaturgia - 2018.
Nathally Amariá, no entanto, revelou grande talento para a literatura, passando a escrever haicais e produzir muitos textos teatrais, tendo diversos montados nas mostras, além de participação em festivais. O mais interessante é seu talento gestor para transformar a atividade do NUDRA numa ação integrada e com forte impacto pedagógico, anto que, hoje, ela é responsável por dirigir as atividades do núcleo ao lado de Jiddu Saldanha. Nathally foi consultora e primeira leitora crítica do texto "O Último Delírio de Van Gogh", que rendeu além de indicação do ator Rafael Mannhaimer ao primeiro prêmio de interpretação no Festival de Niterói, deu também, uma ótima temporada no Laura Alvim, Rio de Janeiro, com casa lotada em 10 sessões realizadas março/abril de 2018.
Não foram poucos os escritores que fizeram do Núcleo Livre de Dramaturgia, um lugar para dar vazão a todo seu conhecimento e aplicação de novas descobertas no campo do texto pra teatro. Mais que isso, a juventude do OFICENA, descobriu que a dramaturgia é o motor que move o teatro e, o engajamento foi tão bem sucedido que, hoje, temos um banco com mais de 250 textos escritos, e se preparando para mais uma enxurrada de cenas surgindo daquilo que podemos chamar de um verdadeiro boom criativo para o teatro de Cabo Frio e o estado do Rio de Janeiro.

(Jidduks)

2 comentários:

  1. Cara o nudra está incrível, esse ano vai ter muita produção!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos trabalhar duro e construir a força de nossa arte!

      Excluir